sábado, 11 de dezembro de 2010

Você é dono ou escravo do DINHEIRO?

 
 
 
VOCÊ tem a “doença do dinheiro”? Relata-se que grande parte da população mundial sofre desse mal. Que tipo de doença é essa?

O Dr. Roger Henderson, um pesquisador na área de saúde mental no Reino Unido, recentemente criou o termo “doença do dinheiro” para se referir a sintomas físicos e psicológicos apresentados por pessoas que estão estressadas por causa do dinheiro. Os sintomas incluem falta de ar, dor de cabeça, náusea, irritação na pele, perda de apetite, raiva sem motivo, nervosismo e pessimismo. “A preocupação com o dinheiro é uma das principais causas de estresse”, diz Henderson.

Não é de surpreender que nos últimos meses muitas pessoas estejam sofrendo os efeitos nocivos das ansiedades relacionadas ao dinheiro. Por causa da atual crise financeira em muitos países, pessoas no mundo inteiro têm perdido emprego, casa e suas economias. Grandes instituições financeiras faliram, e até mesmo as nações mais ricas adotaram medidas emergenciais para evitar uma ruína financeira generalizada. Nos países em desenvolvimento, o aumento do preço de alimentos e de outros produtos básicos também tem gerado muita ansiedade.

Mesmo em tempos de prosperidade financeira, como ocorreu nos últimos anos, não é raro pessoas se sentirem afligidas por preocupações com o dinheiro. Por exemplo, The Witness, um jornal sul-africano, relatou que muitas pessoas foram contagiadas por “uma doença social que estimula o consumismo, o comercialismo e o materialismo desenfreado”. O jornal alistou alguns dos sintomas dessa “doença”, como “estresse, dívidas, desperdício, trabalho em excesso, sentimentos de privação, inveja e depressão”. Segundo o artigo, o responsável pela crescente deterioração da qualidade de vida na África é o dinheiro.

Antes da recente crise financeira, a Índia passava por um período de notável crescimento econômico. A revista India Today International relatou que, em 2007, a economia do país “acelerou de repente e atingiu um nível de consumismo nunca visto antes”. Contudo, naquela época, autoridades indianas temiam que a prosperidade do país resultasse em crescente agitação social e até em violência.

Nesse mesmo período, uma nova geração de jovens adultos nos Estados Unidos demonstrou a tendência de esbanjar dinheiro em produtos de luxo. Mas isso não lhes trouxe felicidade. Pesquisadores disseram que a prosperidade material era uma das principais causas de alcoolismo, depressão e suicídio naquele país. Um estudo revelou que, apesar de tanta fartura e riqueza, “menos de 1 em cada 3 americanos” dizia ser “muito feliz”.

O outro lado da moeda

Por outro lado, em épocas boas e em épocas ruins, muitas pessoas — ricas e pobres — praticamente não têm nenhuma ansiedade relacionada com dinheiro e bens materiais. Qual a razão disso?

No relatório The Meaning of Money (O Significado do Dinheiro), pesquisadores notaram que algumas pessoas são “fortemente motivadas e controladas pelo dinheiro. Isso pode causar estresse e um comportamento neurótico”. Em contraste, eles acrescentam: “Aqueles que administram seu dinheiro com cuidado sentem-se no controle de sua situação e têm sentimentos positivos sobre si mesmos. São donos do dinheiro e não escravos dele . . . Estamos convencidos de que esse tipo de pessoa também se sente menos pressionada e, conseqüentemente, menos estressada.”

Qual é a sua relação com o dinheiro? Como a instabilidade do mundo financeiro o afeta? Você é dono ou escravo dele? Talvez não tenha os sintomas da chamada doença do dinheiro. Mesmo assim, quer sejamos ricos, quer pobres, todos nós estamos sujeitos às conseqüências da preocupação com o dinheiro. Veja como alguns ajustes no modo de administrar suas finanças podem lhe dar mais paz mental e felicidade.
____________________________________________
Fonte: Blog "Diretamente Falando"         Postado por: ByPrila

Nenhum comentário:

Postar um comentário