quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Educação para primatas

Temos milhões de analfabetos com diploma! Afinal no Brasil, o que conta mesmo é o diploma, jamais a educação.



Já escrevi mais de um artigo a favor do homeschooling. Porém, vendo alguns vídeos assustadores sobre a violência contra professores no que passa por "escola pública" hoje no Brasil, pergunto-me se, na verdade, esses alunos estão ali justamente porque os pais, no caso em que estes existam, não os querem em casa. A escola virou uma espécie de creche para pequenos marginais. Por algumas horas por dia, a família tem sossego...

Tendo trabalhado por anos no ramo da educação, aprendi algumas coisas:


1) A escola é supervalorizada. Precisamos realmente de quinze anos de educação? Todos precisam aprender (mal) sobre História e Biologia, esquecendo isso logo depois? Uma minoria, que irá depois para a universidade ou entrará em um mercado de trabalho mais avançado, talvez precise. O resto, precisa apenas aprender as operações básicas da aritmética, a tabuada, a ler e a escrever.

2) Mesmo a Universidade é supervalorizada. O que é mais necessário em uma sociedade? Encanadores ou graduados em Ciências Políticas? Mas isso é assunto para outro post.
3) Alguns alunos não têm capacidade para aprender e provavelmente não deveriam nem estar em uma escola de segundo grau, quanto menos em uma universidade, para o seu próprio bem.
4) Muitos alunos que têm capacidade, no entanto não querem aprender. E não há nada, absolutamente nada que você possa fazer para ensinar um aluno que não quer estudar.

5) O melhor que a escola pode fazer por algumas pessoas é simplesmente ensinar-lhes noções básicas de respeito, disciplina e obediência. Lamentavelmente o Paulo Frieira e outros intelectualóides ferraram com isso, com suas idéias delirantes de igualdade entre aluno e mestre.

6) Antes os alunos usavam uniforme e apanhavam do professor, o que podia ser cruel mas funcionava. Hoje, perdida toda noção de autoridade do professor, os alunos se vestem como membros de gangues e batem nos professores, quando não os matam.

7) A culpa não é só do aluno, mas também, sim, dos pais. Hoje em dia há pais que acreditam que quando o aluno vai mal em uma prova, a culpa é do professor, e saem a discutir com ele. Também os pais perderam o respeito pelos professores ao mesmo tempo em que não conseguem ter autoridade sobre os próprios filhos.

8) As tecnologias da informação como telefones celulares e outros aparelhos portáteis podem até ter suas vantagens, mas tornaram as escolas de segundo grau um inferno. Em vez de prestar atenção, os alunos estão trocando mensagens ou filmando-se a si mesmos com seus celulares, para depois colocar no Youtube.

Eu não digo que tenha a solução para os problemas da educação no Brasil, mas começaria por algumas coisas: um, trazer de volta a autoridade do professor, se não com castigos físicos, ao menos com punições severas em caso de desrespeito. Pois nem isso ocorre hoje: observe que, no caso da aluna que atirou uma cadeira contra o professor e o chamou de idiota, a escola ainda está pensando se deve puni-la...

Dois, tornar a escola secundária algo não-obrigatório, liberando os alunos preguiçosos ou imbecis mais cedo para as ruas, e os mais inteligentes para estudarem por sua conta ou com a ajuda de seus pais. O fato é que esse negócio de escolarização muitas vezes só serve para fins estatísticos, para o governo poder dizer que existem 99% de alfabetizados (mentira).

Temos milhões de analfabetos com diploma! Afinal no Brasil, o que conta mesmo é o diploma, jamais a educação. Estudar para adquirir conhecimento? Ora, isso é coisa de jumento.
_______________________________________
Fonte: Mídia Sem Máscara      Postado por: ByPrila

6 comentários:

  1. Pri!! Saudades de ti, guria!!! Minha irmã é formada em química, e, atualmente, dá aula em escolas públicas e particulares. A maior queixa dela é exatamente essa: professor não tem vez! Isso precisa mudar... E como disseste, antigamente professor tinha autoridade e era respeitado... hoje,... tststs, uma vergonha!
    Quem sabe isso muda com o tempo,não?

    Ah, posta uma fotinho sim do filhote, estou louca para ver a carinha dele. Bjao para ti!!

    ResponderExcluir
  2. É querida depois de todas essas nomeações pro Tiririca, o que dizer? Bom final de semana, beijos.

    ResponderExcluir
  3. - Pri, que grandes verdades! Seu texto mostra bem o que temos que combater nesse país: a desinformação. Temos milhões de analfabetos diplomados. E alguns ainda se vestem de doutores e criam leis para nós... Cada dia me decepciono mais e mais com a educação brasileira. Como vc bem frisou, o governo quer mostrar índices, não quer mostrar a realidade. Isso me choca e me faz crer que nosso país é uma farsa...Infelizmente.
    Beijos pra ti :)

    ResponderExcluir
  4. Que post maravilhoso. Sabe, Pri, fiz Pedagogia e terminei há mais de 2 anos e até agora não exerço. Não tenho nem ânimo para enfrentar essa situação...
    Abraços, Daniana
    http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Obrigada a todas por comentarem.
    Infelizmente esta é a realidade na qual vivemos. Isto não acontece só aqui no nosso País, na Suécia, nos EUA é assim também e em outros países existe um excesso de contigentes de.....Engenheiros, Advogados, Médicos.....Isto já era previsto
    Assim como no meio Artístico não há espaço pra todos ,inclusive vemos hoje artistas tanto de cinema como do meio musicalque antes faziam exigências
    exorbitantes para virem aqui no Brasil se apresentarem para shows, e hoje vem quase que de graça. Eles veem o pais de terceiro mundo como uma saída para a crise em que está suas carreiras.

    ResponderExcluir
  6. Oi Pri, tudo bem?
    Seja bem vinda ao meu blog, minha cozinha é sua cozinha.
    Adorei seu blog, estarei sempre por aqui!
    Boa sorte no sorteio!

    bjo grande da Cris

    ResponderExcluir