quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Ano Novo chegou! Mas será mesmo novo?


Mais um ano chega ao fim. E é engraçado como o suposto término de um período promove mudanças em nossas vidas. A cada dia 31 de dezembro, fazemos promessas disso e daquilo, decidimos o que será e o que não será mais feito e escolhemos o que queremos e não queremos mais a partir dali. E muito do que planejamos, fica apenas nas promessas.

Na verdade somos tomados por um suposto poder, um suposto controle de nossas vidas que realmente não temos. A vida é imprevisível e por mais projetos que traçamos, nunca sabemos ao certo se eles serão concretizados. Como muito se diz, a única coisa certa nessa vida é a morte. Mas, claro, a intenção de tentar sempre é nobre.

Não vejo a virada do ano como o fim ou o começo de algo. É claro que fomos educados em nossa cultura a comemorar uma nova etapa, mas devemos manter a consciência de que o dia seguinte, o dia primeiro de janeiro, não será diferente do dia 25 de outubro, ou do dia 16 de março, ou de 23 de abril, a não ser pelo fato de ser um feriado como outros tantos feriados. Pior neste ano porque cai num domingo.

Então por que deveria ser o começo de uma nova etapa da vida? Por que não fazer esse começo hoje ou dia 08 de agosto? Por que não tratar como "ano novo" o momento em que nos curamos de uma doença, nos recuperamos de um acidente, conseguimos um emprego melhor, nos casamos, perdoamos alguém ou temos um filho? A minha virada de ano, por exemplo, começou no último dia 14 de dezembro com o nascimento da Mariah.

Muitas pessoas esperam o primeiro de janeiro para perdoar alguém. Outros, para iniciar um novo projeto, para emagrecer, parar de fumar, voltar a estudar. Milhões esperam mudar hábitos, se tornar pessoas melhores. Outras milhares esperam o momento apenas para agradecer pelo ano que se foi. E me pergunto: por que esperar a virada do ano pra tudo isso? Esses deveriam ser exercícios diários de consciência.

De qualquer forma, o que importa é o que sentimos. A mudança do dia 31 de dezembro para primeiro de janeiro é mítica, mas se isso nos faz acreditar que tudo será diferente, então que seja. Façamos do dia primeiro o marco zero de uma nova era, mas jamais esqueçamos de ser humildes, altruístas, de perdoar, de adotar atitudes de bem, de sermos mais humanos também nos 364 dias seguintes.
_______________________________________________________
Postado por:ByPrila                  Fonte: Blog do Ogg Ibrahim

3 comentários:

  1. Olá Pri!
    Que saudades meu deuus !!
    Boa passagem de ano !
    Estou a precisar de ajuda, passa no meu blog ?
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. oi querida tudo bem???/ então vc tem um baby o Dimitri ..lindo nome ......nome de realeza que nem o meu davi....colega concordo com tudo que vc citou acima...é pura verdade....colega feçliz ano novo..tudo de bom para vcs ...com muitas realizações e sucesso sempre para todas nós...e que nossa amizade seja eterna.parabens pela magnifico blog..que sejamos parceiras sempre
    tudo de bom bjokas sadhia

    ResponderExcluir
  3. PRI QUERIDA,
    TENHA UM 2012 ABENÇOADO JUNTO A SUA FAMÍLIA, QUE AS BENÇÃOS DE DEUS ESTEJA SEMPRE COM VCS!

    FELIZ ANO NOVO!
    BEIJOS,
    ANDRÉA....

    ResponderExcluir