quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

O Conhecimento não ocupa lugar

Será que não ocupa mesmo lugar?

Uma amiga à tempos desmentiu, dizendo, e bem: "O conhecimento ocupa lugar, sim - o lugar da ignorância."
Deu-me que pensar, pois ambas as afirmações estão corretas, mas cada uma com um sentido completamente diferente.

O conhecimento não ocupa lugar

O conhecimento é resultado de todas as experiências que temos na nossa vida, sejam elas triviais do nosso dia-a-dia, ou académicas. Sempre que nos debruçamos sobre um cenário novo, algum conhecimento surgirá, alguma experiência ganharemos. Mas é preciso estarmos mesmo sobre um novo cenário, pois caso contrário, podemos dizer que atuamos dentro da nossa zona de conforto - uma área abstrata delimitada pelo nosso conhecimento e da qual conhecemos as variáveis, ou a grande maioria delas e conseguimos ter controlo total ou parcial sobre a matéria em questão.



- "E fora dessa área?"

Fora dessa área temos o Novo, o Desconhecido, a Surpresa, Mais Conhecimento, a Verdade. E é ao navegarmos nessa área que crescemos intelectual/moral-mente. Mas é preciso ter um espírito aberto às novas experiências. Quantas pessoas desistem ainda antes de tentar? Quantas pessoas ouvem os boatos e as hipóteses, julgando que isso é o suficiente para saberem algo sobre alguma coisa?
E é ao não darmos um passo na direção do conhecimento, que estagnamos e damos espaço à ignorância.
Não podemos questionar a nossa capacidade de aprendizagem, pois todos nós estamos capacitados para aprender sempre um pouco mais, desde a pessoa com Trissomia 21 até ao grande Astro-Físico...há sempre espaço para aprender algo mais. SEMPRE.

O conhecimento ocupa o lugar da ignorância


Se tivermos então a coragem de navegar num mar desconhecido, temos de lembrar-nos que há muitas pessoas a ganharem com isso - ganha o próprio indivíduo e todos os que o rodeiam. Porque o conhecimento DEVE ser partilhado, para retirar mais pessoas da ignorância. Claro que não devemos aceitar tudo sem um olhar crítico, mas devemos expôr-nos às experiências para retirarmos as nossas próprias conclusões. Pior do que não poder aprender, é não querer aprender; os verdadeiros ignorantes não querem aprender, pois num misto de presunção e preguiça, julgam que sabem tudo...e assumir que se sabe alguma coisa, é dar rédea solta ao erro e à falácia.

A meu ver, devemos estudar um pouco de tudo, começando, obviamente, pelas matérias que mais nos agradam. Devemos estudar também o nosso comportamento e o dos outros, tentando perceber o que somos, como agimos, como pensamos, qual a finalidade de certos atos; e tentar chegar ao nosso íntimo, procurando implementar uma verdadeira reforma do nosso ser, com base no conhecimento e não na ignorância.
Procurar fazer o bem, é também uma forma de fugir da ignorância.

Ser Conhecedor

É hora de agir.
Procuremos um livro sobre uma matéria diferente, procuremos apreciar outros domínios, desde as coisas simples e ordinárias da nossa vida, até às matérias mais complexas e extraordinárias.
Acredita em ti e nas tuas capacidades...hoje, experimenta ignorar aquele programa de televisão ou não leias aquela enfadonha revista côr-de-rosa...hoje darás um passo noutra direção, por um caminho que necessita de mais esforço, mas que no final te deixará diferente e bem melhor.

Se os óculos fizerem doer a vista, tira-lhes as lentes.


Lembra-te que ao seres conhecedor, não és tão facilmente manipulado...mas lembra-te também do reverso da medalha: ao seres conhecedor, não deves subjugar aqueles que aparentemente sabem menos do que tu.

Agora vai, sai desse marasmo mental e procura a luz do conhecimento verdadeiramente útil e necessário ao teu ser e à comunidade em que te inseres - ao seres conhecedor, tornas-te uma nova fonte de conhecimento.

E o conhecimento, ninguém to tira.
___________________________________________________
Postado por:ByPrila                            Fonte: Blog Sociedade Alienada

6 comentários:

  1. Olá minha querida Pri,

    Tenho passado por cá sempre, embora não tenha comentado.
    Gostei imenso deste seu post, especialmente do seu alerta e do seu apelo.

    Nada me tira da ideia no entanto, de que os capitalistas, na busca do dinheiro e da boa vida não fizeram mais nada do que substituir a sabedoria pelo entretenimento que faz das pessoas extremamente ignorante, a tal ponto, que nem elas próprias sabem que estão a ser escravizadas por causa da sua ignorância.


    Sabe que associo o seu nome a Primavera?! Felizmente cá em Portugal já começa a espreitar! Estamos fartos do frio intenso!

    Um grande beijinho minha querida, para si epara todos aí em casa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fada bom ver você por aqui!
      Bem disseste o entretenimento barato e mascarado é o culpado da falta de sabedoria deixando a manada com inadimplência mental.Visto que os poderosos sabem que este método é eficiente nada muda.
      Por aqui já estamos na primavera com mais chuva do que sol,rsrsssr.
      Beijos a ti.

      Excluir
  2. Gostei muito do seu post Pri, eu acho que o mundo tem passado por grandes e rápidas mudanças, como sabemos e até pelos impactos que recebemos. Mas nem todas as mudanças são facilmente percebíveis ou se tornam claras para a maioria das pessoas. Porisso que é preciso sempre estar por dentro do que acontece no mundo, ler muitos livros, jornais. Isso é muito importante. Bjocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jô também concordo contigo,muitas coisas são ditas por entre as linhas e só acrescento a lista que você citou: Filmes, pois os mesmo mostram muita coisa que não querem que saibamos.
      E lhe deixo a dica de assistir este: O Veterano
      Beijoss

      Excluir
  3. MINHA AMIGA,
    BELO POST, BOM PARA REFLETIR!
    TENHA UMA NOITE ABENÇOADA JUNTO A SUA FAMÍLIA!

    BEIJINHOS...♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Andréa,temos que estar sempre atentos ao que acontece ao nosso redor para não sermos pegos desprevenidos.
      Beijoss a ti.

      Excluir