terça-feira, 27 de março de 2012

KNUT HAMSUN: UMA OPINIÃO DIVERGENTE

Se perguntarmos a 1000 pessoas qual a nota que dariam ao personagem histórico chamado ADOLF HITLER, certamente 999 responderão “0”. E ainda completarão com o epíteto MONSTRO, CARRASCO, DEMÔNIO! Sabem dar essa resposta, porque os jornais e os professores, os formadores da opinião pública, a ensinaram. Mas às vezes nos resta um depoimento de alguém que o conheceu e admirou. 
Cito o norueguês KNUT HAMSUN. Mês passado fez 60 anos que faleceu aos quase 93 anos. Filho de alfaiate da aldeia de Garmostraet, exerceu diversas atividades, viajou pelo mundo (conheceu e desprezou o american way of life). Em 1888 voltou à pátria para se dedicar à vasta obra literária que deixou. Não parou de viajar. Finlândia, Rússia, Turquia, Pérsia fizeram parte dos seus roteiros. Depois de uma união mal sucedida, casou com Marie Andersen, 22 anos mais jovem, autora de livros para crianças.

Em 1920 recebeu o Prêmio Nobel de Literatura.

Observou o renascimento do Reich alemão. Sentia-se espiritualmente ligado ao povo germânico, tanto que já em 1936 manifestou sua simpatia pelo Nasjonal Samling, partido norueguês de tendências nacionalsocialistas. Assim foi dos que em 1940 preferiram que a Noruega fosse ocupada pela Alemanha e não pelos britânicos, que se atrasaram por poucos dias.

Houve um encontro entre Hamsun e Hitler na residência deste, no Obersalzberg, durante o qual o ancião não deixou de criticar a política adotada por Hitler em relação aos judeus. Uma discordância que, apesar de não ter agradado ao anfitrião, não chegou a afetar o relacionamento entre as duas personalidades. Tanto que no dia 7 de maio de 1945, uma semana depois de Hitler ter se suicidado, os leitores do jornal Aftenposten puderam ler o seguinte necrológio inserido por Hamsun:

Eu não sou digno de elevar a voz sobre Adolf Hitler, mesmo porque sua vida e seus feitos não convidam a uma sentimental comoção.
Ele foi um guerreiro, um guerreiro pela humanidade e um proclamador do direito de todas as nações.
Ele foi uma figura reformadora de mais alto grau e seu destino histórico o obrigou a atuar em tempos incomensuravelmente cruéis, que afinal o abateram.
Assim Adolf Hitler será visto pelo europeu ocidental em geral, e nós, seus fieis seguidores, curvamo-nos face à sua morte.

Provavelmente o seu renome, até como Prêmio Nobel, livraram Hamsun de consequências piores. Mesmo assim o fizeram pagar caro. A multa “por danos causados ao estado norueguês” praticamente o levou à ruína. Foi declarado “psicologicamente debilitado” e submetido a tratamento involuntário. Apesar destas condições redigiu ele próprio sua extensa defesa e durante o processo que lhe moveram escreveu mais uma obra, esta de forte cunho autobiográfico, publicada em 1949.

Knut Hamsun foi ele próprio um guerreiro, sobretudo um com opinião própria.

Para encerrar não posso deixar de destacar um detalhe surpreendente, principalmente para nós paranaenses. O artista, autor da tela acima reproduzida, chamava-se Alfredo Andersen, chegou a radicar-se em Curitiba e é considerado o “Pai da Pintura Paranaense”.
__________________________________________
Postado por:ByPrila                      Fonte: Blog do Todter

14 comentários:

  1. QUERIDA PRI,
    POST NOTA, BOM DEMAIS!

    TENHA UMA ÓTIMA QUARTA-FEIRA
    BJS ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andréa bom ter você por aqui.É sempre interessante observar os fatos por um ponto de vista que vai contra o padrão da sociedade.
      Beijos!

      Excluir
  2. Oi, querida, saudades de vc, sumida!
    Bom, confesso que não entendi o texto. Não sei se está desculpando Hitler ou desculpando o Knut por admirar o Hitler. Não entendi mesmo, principalmente a parte que diz " ...Ele foi uma figura reformadora de mais alto grau e seu destino histórico o obrigou a atuar em tempos incomensuravelmente cruéis, que afinal o abateram...".
    Desculpe-me,
    Bjsssssssssss, quérida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cleia minha amiga,desculpe minha ausência foram muitas as razões mas cá estou e vamos em frente!

      No Inicio do artigo o texto diz:
      Se perguntarmos a 1000 pessoas qual a nota que dariam ao personagem histórico chamado ADOLF HITLER, certamente 999 responderão “0”. E ainda completarão com o epíteto MONSTRO, CARRASCO, DEMÔNIO! Sabem dar essa resposta, porque os jornais e os professores, os formadores da opinião pública, a ensinaram. Mas às vezes nos resta um depoimento de alguém que o conheceu e admirou.

      Sendo assim Knut se tornou uma agulha no palheiro, e neste trecho do artigo ele mostra uma defesa da pessoa que ele conheceu e conviveu,apesar de ter lhe sido franco em dizer que não compactuava com suas ações.

      Excluir
    2. Isto eu entendi, Pri, só não consigo entender alguém dedicar o seu tempo para justificar os dois: o fascínora delirante e o louco "cego" que enxergou alguma virtude no monstro.
      Sou muito brava com essas discrepâncias. E continuo sem entender o propósito deste texto, perdoe-me!
      A resposta que damos não é porque os jornais, os professores, os formadores de opinião pública a ensinaram: é publico e notório, através de depoimentos dos sobreviventes aos massacres, às crueldades e desvarios do MONSTRO, CARRASCO, DEMÔNIO!
      Bjsssssssss, quérida, Deus a abençoa!

      Excluir
    3. Então queira por favor ler este artigo veremos os dois lados da moeda lembrando que não sou defensora de Hitler mas o que a elite prega não é a verdade em sua totalidade,pois o maior assassino da história foi Stalin e levando até o apelido de carniceiro.

      Link 1: Os Soldados Judeus de Hitler,leia na integra:

      http://britocappa.blogspot.com.br/2011/03/os-soldados-judeus-de-hitler.html

      Link 2:

      Os Soldados Brasileiros de Hitler,leia na integra : http://britocappa.blogspot.com.br/2011/09/os-soldados-brasileiros-de-hitler.html

      Excluir
    4. Ô, querida, em momento algum achei que vc é defensora de Hitler e tão pouco estou questionando a sua postagem : estou questionando o autor do texto, querendo entender suas razões para escrevê-lo. É dele que venho falando o tempo todo! É ele que não consigo entender, certo? E ele não é da "elite" não? Quem é esta elite? Os ricos? Ou os ditos intelectuais? Este autor não pertence a um destes grupos?
      Não se aborreça com meu comentário, gosto muito de vc e a admiro, apenas expus o meu ponto de vista sobre o AUTOR do texto, que vc postou querendo nos mostrar que sempre há dois lados da mesma moeda e de como a verdade tem várias faces. E que muita informação é escondida por quem tem o poder nas mãos. Sua postura, penso eu, entendi perfeitamente: é humana e esclarece e alerta.
      Se a aborreci com meu comentário, desculpe-me, não era a minha intenção, queria apenas interagir com vc, como sempre faço, ok?
      Bjssssssssssssss, Quérida!

      Excluir
    5. Minha querida amiga,não vou lhe desculpar pois não há razão pra isso! Bem disseste temos que ver os dois lados da moeda para chegarmos a um denominador comum. Não estou de forma alguma aborrecida contigo e saiba que está é a função deste blog: expandir as ideias, incentivar as pessoas a pensarem, a se questionarem, será que isso é verdade? Por que foi dito isto? Debater,criticar,apoiar é seu dever,srsrrsr.Enfim fique bem minha amiga,beijosss!

      Excluir
  3. Oi Pri querida, demorei mas cheguei, é que gosto de ler com calma os posts que não sejam de culinária. Olha não sei quanto a esse Knut Hansum, mas o escrito que ele deixou no Jornal, não muda em nada a minha opinião sobre Adolf Hitler e não entendo como ele poderia ainda assim admirá-lo mas enfim né? Super interessante este post, desconhecia o fato. Bjocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jô bom ter você aqui!
      É um tanto quanto estranho você saber que ouve alguém que chegou a admirar,e até defender Hitler.A sempre um lado da história que fica escondido bem quetinho,com este artigo o intuito é fazer nos refletir sobre como direcionamos nossa opinião a respeito de alguém.
      Beijos

      Excluir
  4. Algumas pessoas aqui estão com a visão distorcidas, primeiro o que Hitler fez na guerra não tem nada de diferente do fazem agora Exemplo E.U no Vietnan Pearl Harbor que inclusive incitaram os japoneses á Guerra, os americanos Cometeram horrores na Guatemala sem mencionar outras mais sabe porque você não se espanta? é Porque hoje não há uma figura de destaque que pratica esses horrores
    Tipo "Hitler" que está confirmado que a culpa não é só deste pois por trás tinha na epóca dele E.U INGLATERRA.e depois vem "O Carniceiro
    STALIN este sim ninguém comenta que mandou assassinar em menos de um mês 11 mil Crianças
    Logo vem POL POT O grande genocida Cambojano e assim se vai e agora os Judeus matam até dizer chega, quero deixar um recado á
    Sra Cléia o problema do ser humano é figura
    pronto declara-se que uma certa figura é culpada pronto já fica gravada em seu consciente, outro fator fugir da visão regional e começar a conhecer outra histórias
    Nem tudo que divulagam é na sua totalidade verdade..por isso vamos pesquisar.
    Obs: Somos neutros em relação a qualquer figura política..nós do blog

    ResponderExcluir
  5. Algumas correções e comentários:
    - Em 1945 quando fez comentários sobre hitler apos o suicidio covarde deste psicopata ele tinha nada menos que 86 anos
    - Ele não enfureceu hitler devido a comentários ao tratamento dispensado aos judeus na verdade ele enfureceu hitler com suas queixas sobre a conduta das tropas alemãs na Noruega.
    - teve uma infância muito triste sendo torturado pelo tio e obrigado a trabalhar e regime de escravidão
    - mentalmente instavel, excêntrico e genioso
    - antes de ter sucesso passou por uma miséria absurda tendo pedido esmolas e vagando pela rua
    - foi critico de escritores de renome como Tolstoy e Ibsen
    - seus livros e textos tinha grande aceitação na Alemanha
    - escreveu vários artigos pró facistas, durante a 2 guerra mundial apoiou a Alemanha, Hamsun não desenvolveu essa atitude da noite para o dia – ele simpatizava com os Alemães porque na Primeira Guerra a opinião pública da Noruega dava apoio à França e à Grã-Bretanha.

    Comentários:
    - Várias pessoas, inclusive intelectuais, pessoas filiadas ao partido nazista e os próprios colaboradores e seu staff, mudaram drasticamente suas opiniões sobre hitler depois que tomaram ciência das barbaridades cometidas por hitler durante a segunda guerra mundial, assim este senhor que emitiu um parecer favorável a hitler após apenas 1 semana do suícidio covarde do mesmo, não quer dizer que manteve a mesma opinião após a sua morte, sem contar que o mesmo quando fez o comentário já estava idoso e talvez senil……..sua personalidade diz o resto

    NADA COMO PESQUISAR E SABER DAS COISA NÉ PRI.....

    quanto ao blog do norberto toedter daonde foi tirado esta preciosidade, este senho é um alemão nacionalista e como tal faz um ESFORÇO SOBRENATURAL de jogar a sujeira para baixo do tapete dos crimes e abusos cometidos pelo regime alemão durante o nazismo o mesmo que tampar O SOL COM A PENEIRA E JOGAR O LIXO PARA BAIXO DO TAPETE para resguardar a idoneidade alemã.............compreensivel mas ABUSRDA.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro leitor,tal qual não sei vosso nome,olha em nenhum momento fiz a você e os de sua família qualquer ofensa ou fato do gênero.
      Este blog não tem por objetivo descriminar alguém,quem é contra ou a favor, certa estou que sempre haverá divergências de opiniões e sendo que o Senhor já expressou a sua não vejo por o que das farpas trocadas.
      Minhas escolhas pessoais nada tem a ver com qualquer assunto deste blog,afinal não é para falar de mim que o criei este blog.
      Fique bem,Pri!

      Excluir
    2. "NADA COMO PESQUISAR E SABER DAS COISA NÉ PRI....."
      O pilantra sem nome não diz ONDE ele pesquisou e "se acha"?!
      Patético, no mínimo!

      Excluir