sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Gato por Lebre...


Estudo polêmico diz que comida orgânica 'não é mais nutritiva'


Um estudo da universidade de Stanford, nos Estados Unidos, afirma que comida orgânica não é mais nutritiva do que os demais alimentos.
Na média, não foi detectada diferença na tabela nutricional, embora os alimentos orgânicos demonstraram conter 30% menos agrotóxicos.
A pesquisa contradiz o que muitos especialistas dizem sobre alimentos orgânicos. Os resultados do estudo de Stanford foram criticados por ativistas que fazem campanha por agricultura sustentável e produtos orgânicos.

'Surpresos'

O trabalho analisou dados de 17 estudos, que compararam pessoas que comeram alimentos orgânicos com outras que ingeriram não-orgânicos. Também foram observados 223 trabalhos sobre os níveis de nutrientes, bactérias, fungos e agrotóxicos em vários alimentos, incluindo frutas, legumes, grãos, carnes, leite e ovos.
Comidas orgânicas são produzidas de maneira a evitar o uso de agrotóxicos e outros defensivos agrícolas e com padrões menos nocivos ao meio ambiente. Além disso, elas não podem ser modificadas geneticamente.
"Alguns acreditam que comida orgânica é sempre mais saudável e com mais nutrientes. Nós ficamos um pouco surpresos de não descobrirmos isso", conta o pesquisador-chefe, Crystal Smith-Spangler.
De acordo com o estudo, frutas e legumes contêm a mesma quantidade de vitaminas, e o leite não apresenta variação no teor de proteína e gordura. No entanto, algumas pesquisas apontaram que o leite orgânico possui mais ômega-3.
Pesquisa diz que frutas e legumes orgânicos e não-orgânicos têm mesma quantia de vitaminas
Alimentos orgânicos contém mais nitrogênio, o que de acordo com os pesquisadores se deve a diferenças no fertilizante usado e na técnica de colheita. Mas eles acreditam que isto não traz benefícios a saúde.

Críticas

A pesquisa foi divulgado na publicação médica Journal Annals of Internal Medicine, e foi criticada por muitos especialistas.
Para os críticos, nenhuma das pesquisas analisadas durou mais de dois anos, o que impossibilitaria conclusões de longo prazo.
Além disso, as evidências usadas na pesquisa variaram muito, o que, de acordo com os pesquisadores, é explicado pelas diferentes condições climáticas e de solo.
A Associação do Solo, entidade britânica que faz campanha pelo plantio sustentável de comida, disse que o estudo contém falhas.
"Um estudo do Reino Unido usando uma análise correta das estatísticas descobriu que a maioria das diferenças nos níveis de nutrientes entre frutas e legumes orgânicos e não-orgânios vistos neste estudo dos Estados Unidos são, na verdade, muito significativos", disse a entidade.

Fonte:BBC Brasil

11 comentários:

  1. Querida amiga, bom dia!
    Em tudo nessa vida trem fraude até nos alimentos, rsrs.
    Eu nunca comprei alimentos orgânicos o preço é um absurdo, até os alimentos com agrotóxicos são caros o preço do tomate aqui em BH está um absurdo parece que tem ouro no tomate.
    Acho que os agrotóxicos não fazem tão mal a saúde se não seria proibido vender, pois com a saúde não pode brincar, e as pessoas estão ficando mais velhas o Brasil está cheio de idosos e todos comem alimentos com agrotóxicos, rsrs, ei higienizo os meus alimentos direitinho, tento tirar o máximo dos agrotóxicos, rsrs.

    Tenha um fim de semana repleto de bençãos junto a sua família!
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andréa,boa noite!
      É um fato difícil de acreditar mas totalmente verdadeiro sempre que vemos algo temos que nos certificarmos da veracidade do mesmo.
      Outra coisa a saúde é nosso maior bem e deve ser preservada ao máximo visto que empresa alguma quer o seu bem, não se pode confiar tudo o que foi feito é para gerar Lucro. Lembre-se minha amiga é um jogo de interesse comerciais.

      Bjs

      Excluir
  2. Qta contradição!!Melhor ficar com não orgânico mesmo!
    Ainda bem que eu não não consumo esse tipo de comida, tudo caro!!! Outro dia minha fui na minha mãe e vi q ela tinha comprado um açucar orgânico, que custou o quadruplo do comum, eu disse: Vc está louca?kkkkk
    Bjs Pri, um ótimo feriadão junto do seus.
    Fiquem com Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paty,
      Eu bem imagino seu espanto,srssrs. Aqui também nem passo perto dessas seções quando vou ao supermercado.
      Bjs

      Excluir
  3. Olá Pri, querida amiga,

    Aqui temos a prova provadinha de que as farmaceuticas querem mesmo levar a sua avante do genocídio pelos tóxicos e químicos.

    É claro que um estudo de dois anos não prova mesmo nada! Claro que os alimentos orgânicos têm de ser mais caros, pois dão muito menos produção e muito mais trabalho. Começa logo porque têm de respeitar o pousio da terra para que esta possa recuperar os seus ingredientes naturais. Nem imaginam o quão trabalhoso é trabalhar a terra sem a ajuda de químicos. O que eu não concordo é que o mercado de orgânicos ou biológicos, passe a ser um lobby para exploração do lucro das grandes superfícies, como o Jumbo e outras.

    Quanto a estudos, vou falar de um estudo feito há décadas, que contradiz esse: Resolveram fazer um estudo sobre os sicilianos por causa da sua longevidade, extremamente alta para a média europeia. A Sicília é uma região muito pobre da Itália, que se dedica quase exclusivamente à plantação do tabaco. Os miúdos começam a fumar em média aos 8 anos de idade e os adultos morrem geralmente depois dos 80. Chegaram à conclusão que a alimentação rica em verduras e extremamente pobre em carne, os protegia contra a oxidação, o que é a mesma coisa que dizer, contra a poluição e malefícios do tabaco. Não havia até há poucos anos obesos. Da mesma forma a dieta mediterrânica de Portugal e Espanha foram alvos de estudo pela mesma causa, aqui, o azeite tinha também um papel importante, mas chegaram à mesma conclusão.
    O País europeu que decidiu de imediato adoptar a dieta mediterrânica foi a França e lá práticamente não existem obesos e doenças como a diabetes, de foro cardiovascular e outras, têm menos incidência que no resto da Europa. Entretanto com o avançar do capitalismo e do códex alimentarius, estes países mediterrânicos aderiram ao fast food. Os resultados têm sido assustadores e catastróficos. Eu sempre que vou à praia fico assustada com a obesidade que não existia cá de forma nenhuma nos anos 70. Havia também educação para a alimentação e comer demais ou esbanjar comida, era visto com muito maus olhos. Se por acaso um gordinho aparecesse lá pela escola era classificado de guloso e chincalhavam o miúdo. Hoje os gordinhos são quase a generalidade.

    Um beijo minha amiga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este é o ponto mesmo Fadinha, aqui temos o Natural da Terra por exemplo mas só entra lá quem realmente tem dinheiro pra comprar,
      é um monopólio muito grande.
      Pra você como as coisas estão a caminhar, é um espanto mesmo aqui a população brasileira está a 48% acima do peso.Pra justificar essa onde de gordinhos generalizados foi que criaram o tal do bullying pra punir quem discrimina a classe obesa ou outras classes que são fruto da era Codex e que muitos não fazem questão de saber ou entender.
      Interessante é que quando vamos ao supermercado o que mais tem é promoção é:
      Danones, Bolachas,Salgadinhos,Refrigerantes ou seja só itens "saudáveis". O Carlos quase sempre fala pros meninos que na sua época de rapazote não era comum ter essas coisas na casa de pobre pois era um absurdo de caro, um salgadinho da Elma Chips por exemplo era R$6,00.Quer dizer hoje com R$100,00 não dá pra fazer meia compra do mês,mas se consegue comprar um Monte de subalimento.
      Até me recordo de ler um nota em que uma família americana só se alimentava de lanches por que o dinheiro que tinham era pouco não dava pra comprar comida,mas dava pra comprar lanches pra 4 pessoas.

      Excluir
  4. Pri, se não for genocídio pelos agrotóxicos e medicamentos, vai ser pela fome mesmo... A alimentação sobe de preço de dia para dia, desde que entrou no mercado de valores e começou a ser cotada na bolsa. Os capitalistas estão decididos a fazer mesmo uma redução da população bastante significativa

    Um abraço e mais uma vez um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso que vamos ver de agora em diante.
      Eu não sou muito boa com plantação mas estou tentando plantar uns pezinhos de coentro,cebolinha, alface e pimentão.
      Ai que Carlos me deu a ideia de por um pé de cebolinha na água e ver como se desenvolve, e não que a danadinha está 2x maior que os 4 pés que estão na terra e cresceu muito rápido.
      Vamos ver o que podemos fazer pra poder amenizar os gastos,o coentro aqui por exemplo estão vendendo a 2,50( e não vem com a cebolinha) o maço da cebolinha é 1,50.

      Vai chegar um tempo em que não come comida pronta,lanches e outras comidas "praticas",vai passar ainda mais necessidades do que estás que estamos vendo com o aumento absurdo dos preços.

      Mais beijocas pra ti :-)

      Excluir
  5. Oi Pri aproveitei e vim te visitar. Muito interessante esse post, eu particularmente nem passo perto dessas tais comidas organicas que na verdade quem garante que são mesmo organicas e como são caras, absurdamente caras!! Eu tenho medo desse marketing verde que é puro charme, puro apelo da moda circunstancial.
    Beijinhos querida uma linda semana

    ResponderExcluir
  6. Trata-se de um mero jogo semântico... Feito para enganar os menos atentos e fazer com que estes pensem que, afinal de contas, não existe vantagem nenhuma em consumir este tipo de alimentos...

    A agricultura biológica nunca acrescentou nutrientes aos alimentos. O que faz, é eliminar a contaminação destes com produtos químicos nocivos para os consumidores e também para o meio-ambiente onde são cultivados.

    Tão simples (e positivo) como isso. É esta a (grande) vantagem da agricultura biológica.

    ResponderExcluir

  7. Queridos colegas, está se aproximando

    o ano novo judaico,queria desejar a todos

    um SHANA TOVÁ................NÃO DEIXEM

    DE ASSISTIR O VÍDEO ABAIXO:

    http://www.youtube.com/watch?v=jiI-JJLb6fg&feature=youtu.be

    abraços nelson

    ResponderExcluir