quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Anvisa proíbe venda de mamadeira plástica que contenha BPA

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária decide proibir a venda - a partir de janeiro - de mamadeiras de plástico que tenham a substância chamada BPA. Estudos indicam que há risco para a saúde das crianças.
Quando se trata da saúde vale o princípio da precaução. Por isso, mesmo não tendo pesquisas conclusivas feitas com seres humanos que foram expostos à substância, a Anvisa decidiu proibir a fabricação e a venda de mamadeiras que contenham bisfenol A - chamado também simplesmente de BPA.

O bisfenol-A é usado na produção do policarbonato, um tipo de plástico, transparente e resistente. Estudos no exterior sugerem que, mesmo em quantidades pequenas, o BPA pode causar problemas neurológicos e hormonais, principalmente em bebês e crianças pequenas.

“Tem sido associado ao aumento da freqüência da síndrome de hiperatividade, também associado ao desenvolvimento da puberdade cada vez mais precoce no sexo feminino e, na vida adulta, os meninos expostos poderão desenvolver infertilidade”, aponta Tânia Bachega, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia.

Em adultos, o BPA foi relacionado a câncer de mama, distúrbios no coração e obesidade. Essa substância também é usada para fabricar vasilhas, copos plásticos. Mas esses itens continuam liberados.

“No momento, a discussão principal, a preocupação são com as crianças por conta da imaturidade do sistema dela de eliminação. De metabolizar e eliminar esse material”, explica Denise Rezende, gerente de Alimentos da Anvisa.

Mamadeiras com BPA já foram banidas da União Européia, na China, no Canadá e em estados americanos. No Brasil, a fabricação e a importação será suspensa em 90 dias. O que estiver em estoque só poderá ser vendido até 31 de dezembro.

A associação do setor disse ao Jornal Nacional, que os fabricantes brasileiros pararam no ano passado, por iniciativa própria, de produzir mamadeiras com bisfenol.

“Só sei que é prejudicial. Se é prejudicial, a gente não utiliza”, diz a mãe Tania Koninger.
____________________________________________________
Postado por:ByPrila           Fonte: G1

3 comentários:

  1. Acho muito bem, porque mesmo não tendo estudos que provem mesmo o que dizem mais vale prevenir que remediar :)

    ResponderExcluir
  2. Maravilha, né? Lembro que no ano passado esse tipo de mamadeira, sem BPA, era caríssima. Lembro que comprei uma, e a outra minha cunhada trouxe de Portugal... hehehe Agora já tem nas prateleiras dos supermercados vários modelos e com preços super bons! Que bom,... tem que ficar em cima mesmo! Bjos

    ResponderExcluir
  3. Eu vi essa matéria, e é bom, sabermos, pra não correr riscos.
    Abraços

    Silmara
    www.casaefogao.blogspot.com

    ResponderExcluir