sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Seguro-desemprego terá sua 'malha fina'


Sistema achará vaga para desempregado; quem recusar três ofertas ficará sem o benefício

Receber o seguro-desemprego ficará mais difícil até o fim do ano. 

Agências do trabalhador de todo o país vão atualizar os cadastros de um sistema integrado de dados, batizado de Mais Emprego, que permitirá ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) coibir fraudes na liberação do benefício. Em linhas gerais, ficar sem emprego durante o período do seguro deixará de ser uma opção. 

Com o sistema Mais Emprego, o trabalhador que pedir o benefício será encaminhado para uma série de entrevistas. Quem recusar até três oportunidades de trabalho equivalentes à do emprego anterior (salário e função) terá o pagamento do seguro bloqueado automaticamente. 

Já quem quiser mudar de profissão precisará comprovar a participação em algum curso profissionalizante para assegurar o benefício. 

A regra de recusa de três ofertas de vaga para suspensão do benefício já existia, mas, na prática, sem o sistema integrado e informatizado, o trabalhador recusava propostas de trabalho e, mesmo assim, recebia as parcelas do seguro-desemprego. 

Queda de 40% até 2014 Com o sistema eletrônico, o Ministério do Trabalho estima que o número de segurados caia 40% até 2014. 

O novo mecanismo já está sendo implementado em agências de 18 Estados, entre eles Rio, Goiás e Minas Gerais. A meta é instalá-lo em todas as agências do ministério e nas agência da Caixa Econômica Federal (CEF) até ao fim deste ano. 

O sistema deve acabar com uma série de fraudes. Uma delas é o acordo feito entre patrão e empregado para simular uma demissão, de modo que o trabalhador possa receber o seguro enquanto trabalha na informalidade.

________________________________________
Postado por:ByPrila             Fonte:Jornal Destak

3 comentários:

  1. Olá querida Pri. Vim agradecer a sua gentileza de me ajudar a fazer meus macarons. Vou olhar com calma todas suas sugestões.
    Muito obrigada mais uma vez.

    Beijão e boa semana.

    ResponderExcluir
  2. Ana sou eu que lhe digo Obrigada por você parte deste singelo Blog.
    Seja bem Vinda!

    ResponderExcluir
  3. Tomara que realmente acabe com as fraudes...
    Abraços pra você.

    Silmara
    www.casaefogao.blogspot.com

    ResponderExcluir