sexta-feira, 13 de abril de 2012

Medicina e métodos de cura

Discurso de Rudolf Hess na ocasião do XII Congresso Internacional de Homeopatia, em Berlim, a 09 de Agosto de 1937. Hess clama à classe médica alemã por uma reavaliação da homeopatia, onde a “solução seja aproximar-se da natureza”.

Senhores e senhoras,



É um dever e uma necessidade político-estatal da Nova Alemanha estudar todos os fenômenos para saber até que ponto são proveitosos para o povo. Este lema deve aplicar-se em especial aos métodos de cura, pois estes exercem uma influência direta sobre a base vital de todo o povo, conservando ou recuperando a saúde de cada um.

É conhecido que não somente os novos métodos de cura, mas também aqueles cuja origem remete a um passado distante, como, por exemplo, já hoje se pode dizer a respeito da homeopatia, se vêem atacados e também atacados por alguns médicos, sem que estes tivessem submetidos os métodos de cura a um exame sério.
Rudolf Hess


O médico é o representante primordial da Medicina. Por isso, é o responsável para que se utilize verdadeiramente toda teoria e a prática das curas que possam ser úteis para a saúde do povo.

Por este motivo, deu-se me cargo dos auspícios do XII Congresso Internacional de Homeopatia em Berlim, com intenção de exteriorizar o interesse do Estado Nacional Socialista por todos os métodos curativos que servem à saúde do povo. Ao mesmo tempo, gostaria de pedir ao corpo médico que examine sem preconceito os métodos curativos que até agora vêm sendo desprezados ou atacados. É necessário que este exame sem preconceito se efetue não somente na teoria, mas também nos resultados práticos daqueles que para as curas empregam métodos diferentes aos comumente aplicados.

Mais de uma vez, a ciência, baseando-se unicamente na teoria, ditou leis que, com sua prática subsequente, levaram a resultados absurdos, frequentemente somente depois de muitos anos, quando o desenvolvimento do progresso já tinha sido atrasado por décadas e os merecidos precursores tinham sofridos sérias injustiças.

Quero apenas recordar-lhes do caso famoso em que um médico, há quase 100 anos, em ocasião da luta contra a febre de parto, estabeleceu a doutrina da assepsia. Por tal motivo foi ridicularizado, acusado por seus colegas. Hoje, no entanto, não se pode negar que esta doutrina contenha um dos mais importantes conhecimentos da Medicina que hoje em dia pertence às bases fundamentais da mesma.
Médicos conscientes, em parte bastante renomados, no curso dos últimos anos têm falado abertamente de uma crise na Medicina e de que se fala atualmente em um impasse.

É lógico que uma solução seja aproximar-se da natureza. Pode-se dizer que nenhuma ciência se aproxima tanto da natureza como aquela que se ocupa da cura dos seres vivos. A exigência de não perder de vista a totalidade, em prol das partes, se faz sentir sempre com maior insistência; uma exigência de valor autêntico, que já produziu resultados político-estatais. No campo da Medicina a exigência é: para curar um órgão enfermo, deve-se ter em conta um grau maior na totalidade do organismo. A homeopatia é um método de cura que se acerca da natureza e sempre seguirá este caminho.

 Na Alemanha, comprovou-se nos últimos anos ser possível conciliar conceitos contraditórios e até irreconciliáveis, assim como suas derivações. Não faz muito tempo que fortes ataques, ironias e burlas ocasionaram-se frente à afirmação de que nacionalismo e socialismo seriam complementares Hoje em dia, entretanto, todo o povo alemão está convencido verdadeiramente dessa completude.


Paralelamente com esta experiência política, creio poder confiadamente que no campo da Medicina virá o dia em que toda evidência traga o reconhecimento de que a homeopatia e alopatia não são contraditórias, mas complementares; que não se pode pensar em Medicina sem o emprego simultâneo destes dois métodos de cura. Quero ir mais adiante e expressar minha opinião de que a Medicina em um tempo não muito distante agregará a suas experiências e aos conhecimentos que a alopatia e a homeopatia brindaram-lhe, métodos novos que no presente ainda estão em campos cientificamente pouco explorados. Esta evolução será benéfica para a Medicina e para a humanidade como um todo.


Tenho a esperança de que o XII Congresso Internacional de Homeopatia de 1937 em Berlim irá contribuir para que em um próximo futuro se consiga uma conciliação recíproca. Desejo ao congresso pleno êxito em seu trabalho.


Rudolf Hess
Berlim, 9 de agosto de 1937.

____________________________________________
Postado por ByPrila                 Fonte: NetMundo

2 comentários:

  1. Só para complementar hoje se conhece a cura de muitas doenças, mas não vem a público este conhecimento, por que as grandes industrias farmacéuticas não permitem, é mais negócio vender remédios do que curar. Além de que alguns acham que muitos devem morrer, para atenuar o crescimento populacional.

    ResponderExcluir
  2. Querida,
    tenha um domingo abençoado junto a sua família!
    bjs ♥

    ResponderExcluir