terça-feira, 26 de junho de 2012

Coca-Cola vendida no Brasil tem maior concentração de substância potencialmente cancerígena

A Coca-Cola comercializada no Brasil contém a maior concentração do 4-metil-imidazol (4-MI), subproduto presente no corante Caramelo IV, classificado como possivelmente cancerígena. A análise foi realizada no Centro de Pesquisa CSPI (Center for Science in the Public Interest), de Washington D.C. Eles testaram a quantidade da substância nas latas de Coca-Cola também vendidas no Canadá, Emirados Árabe, México, Reino Unido e nos Estados Unidos. As informações sobre o estudo foram divulgadas pelo Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor).


  
De acordo com o Centro de Pesquisa CSPI, o refrigerante vendido no Brasil contém 263 mcg (microgramas) do corante cancerígeno em 350 ml. Essa concentração é muito maior em comparação com a Coca-Cola vendida no Quênia 
                                          


Concentrações


A Coca-Cola do Brasil fornece nove vezes mais o limite diário de 4-MI estabelecido pelo governo da Califórnia, que estipulou a quantidade máxima de 39 ml do refrigerante por dia e nenhum outro produto que possui o corante Caramelo IV em sua composição.

Como nos últimos 30 anos o consumo de refrigerante quintuplicou no Brasil, o Idec ressalta que, independentemente da presença do corante, todas as bebidas que contêm açúcar devem ser evitadas, pois se consumidas em excesso podem aumentar o risco de diabetes, obesidade e doenças associadas aos cânceres de esôfago, rins, pâncreas, endométrio, vesícula biliar, cólon e reto.


Quantidade de 4-Metil-Imidazol(4-MI) Na Coca Cola Em Nove Países
Clique na Imagem para ver em tamanho ampliado







Mudanças

Nos Estados Unidos, após diversas petições de entidades de defesa do consumidor, o Estado da Califórnia reconheceu a periculosidade do aditivo. Diante disso, empresas como a Coca-Cola e a Pepsi dos Estados Unidos divulgaram que realizarão mudanças em suas fórmulas, de acordo com o instituto.
Por ser um ingrediente que desempenha uma função puramente estética, o Idec questionou às empresas brasileiras se elas possuíam outras alternativas ao Caramelo IV. Foi indagada, ainda, a quantidade de 2-metilimidazol e 4-metilimidazol presente em seus produtos.

À Anvisa, o Idec questionou a base científica para permissão do uso do Caramelo IV no Brasil (estudos que garantem a segurança do aditivo), e se a agência monitora as quantidades de Caramelo IV e 2-metilimidazol e 4-metilimidazol presentes nos produtos alimentícios brasileiros. O Idec exigiu que a agência adotasse providências imediatas, tendo em vista a proteção à saúde do consumidor.
As empresas e a Anvisa terão o prazo de 10 dias para responder aos questionamentos do Idec.


Outro lado

No fim da tarde desta segunda-feira, a Coca-Cola enviou comunicado em que afirma que quantidade da substância 4-metil-imidazol (4-MI) presente no corante caramelo utilizado nos produtos é "absolutamente segura" e segue os padrões aprovados pela Anvisa.

"Coca-Cola não vai alterar sua fórmula mundialmente conhecida. Mudanças no processo de fabricação de qualquer um dos ingredientes, como o corante caramelo, não tem potencial para modificar a cor ou o sabor da bebida. Ao longo dos anos já implementamos outras mudanças no processo de fabricação de ingredientes, no entanto, sem alterar nossa fórmula secreta", afirma a empresa.

"Continuamos a nos orientar por evidências científicas sólidas para garantir que nossos produtos sejam seguros. Coca-Cola Brasil produz bebidas rigorosamente dentro das normas e observando as regras sobre quantidades e ingredientes recomendadas. O elevado padrão de qualidade e segurança dos nossos produtos permanece sendo nossa mais alta prioridade."











Fonte:UOL






Nota de Observação:  


Queridos leitores de certa forma este é um assunto requitando tenho ciência disto.Como o assunto do dia foi este também trouxe até vocês. Só para constar a um tempo atrás a fabricante de refrigerantes Dolly que é concorrente da Coca-Cola, já havia denunciado a cerca da quantidade em excesso do 4-Mi, e o governo brasileiro fez pouco caso do assunto e ignorou por completo os alertas .  


Outro fato importante é que o Nitrato que é largamente utilizado no Brasil na fabricação de conservas de embutidos de carne(Linguiça,salsicha etc) aumenta em mais de 50% o risco de cancer de Intestino.Por que o Governo, através da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária,) não proíbe o nitrato de sódio e o nitrito de sódio nos alimentos? Porque há um forte loby da poderosa indústria da carne. Leia-se BRF Brasil Foods (Sadia, Perdigão, Elegê etc.), Marfrig (Seara), JBS (Swift, Vigor, Friboi, Bordon, Bertin, Anglo), Aurora, Marba, Nobre etc.   

Sabemos que tudo em execesso é Prejudicial,então o que vale em qualquer caso  seja no comer ou no beber é a Moderação!




2 comentários:

  1. Olá Pri... E pergunto eu na minha loucura habitual... O que é que isso interessa à MANADA?!?

    Depois quando o pessoal começa a ter as doenças descritas, dizem sempre que "Tenho mesmo AZAR", "Já viste... não tenho sorte nenhuma!", "Sempre comi bem!" Esta última a minha favorita...

    De uma coisa não nos podem acusar querida Pri... É de sabermos e não divulgarmos!

    Bjhs e Abraços para TODOS...
    voz a 0 db

    ResponderExcluir
  2. Oi Voz,bom dia!

    È como dar murro em ponta de faca,rrsrsrs.Sinceramente as vezes bate um certo desanimo pois sei que este espaço é apenas uma gota no mundo virtual, e mesmo ainda bato na mesma tecla.
    Enfim,o peixe morre pela boca já dizia o ditado popular.Vivemos em tempos em que o que não falta é informação,claro que as vezes é preciso peneirar alguns fatos pra não se perder no meio do caminho com o excesso de informação e desinformação e acabar ficando bitolado com tanta coisa.
    Hoje aqui em casa nos alimentamos muito melhor, afinal o peixe morre pela boca!
    Pri:)

    ResponderExcluir