sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Cinzas da especulação imobiliária- Parte 2

Áreas valorizadas são as que mais têm incêndios de favelas

Dos últimos incêndios que ocorreram neste ano na cidade de São Paulo, nove foram em áreas que aumentaram seus valores no mercado imobiliário. Isso é o que aponta a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE).


Por exemplo, a região em que está localizada a favela de São Miguel Paulista, na zona leste, que foi incendiada no final de agosto, teve a maior valorização imobiliária da capital, em apenas dois anos a alta foi de 214%.

Outras comunidades também estão na “mira” do mercado imobiliário. Na favela do Morro do Piolho, no Campo Belo, zona sul, destruída pelo fogo no dia 3 de setembro, o aumento do metro quadrado foi de 117%. Já na área em que está a Vila Prudente, ao lado do Sacomã, na zona leste, a valorização foi de 149%.

A pesquisa da FIPE também revela que as áreas que possuem mais favelas são as que têm menos incêndios. Na zona sul paulistana, nos distritos do Capão Redondo (com 93 favelas), Grajaú (com 73), Jardim Ângela (com 85) e Campo Limpo (com 79) não houve nenhum incêndio. Essas áreas aglomeram mais de 21% das favelas da capital e são as mais desvalorizadas pelo mercado imobiliário.

Atualmente, São Paulo possui 1.565 favelas, segundo dados da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU).



Fonte: Vermelho

4 comentários:

  1. São muito estranhos essa sucessão de incêndios e se tratando aonde acontecem, mais suspeito ainda. Parece algo forjado, armando...só Deus sabe, pq não vão investigar nada, tem grandão por tás disso, a se tem!É aquela coisa limpa a área tirando os pobres, os manda lá pra o fim do mundo e aí o terreno está liberado. Aquela loja fútil a Daslu, qdo foi construída havia uma favelinha perto, hj em dia nem sinal dela.
    Isso é Brasil,infelizmente!
    Bjs Pri, bom fim de semana pra vc e fique com Deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paty,
      Isso por que muitas pessoas não sabem que desde que foi anunciado que o Brasil seria o país sede da copa todas as cidades que seram sede das diversas modalidades esportivas estão tendo uma especie de "limpeza urbana" olha só este video que foi feito ai naa sua cidade:
      http://britocappa.blogspot.com.br/2012/07/obras-para-copa-e-olimpiada-desapropiam.html

      Bom domingo pra você também,beijos :-)

      Excluir
  2. Pri

    Fico me perguntando, porque em época de eleições sempre aumenta o número de incêndios e assaltos a bancos???

    Um grande abraço minha amiga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Burgos,

      Se bem que no caso dos incêndios não podemos associar com o periodo eleitoral temos como exemplo o que aconteceu o ano passado no mesmo periodo sem ser ano eleitoral.
      O que eu associo é com o fato de estarem fazendo uma limpeza,tanto que a pesquisa acima fala do quanto subiu o valor do metro quadrado apos a retirada do povão. Isso é únicamente em prol ca copa não pode ter pobre nos bairros nobres,joga todo mundo para as aréas de maior criminalidade é tudo bandido,favelado e morto de fome é assim que eles os governantes classificam estas pessoas. Você acha que todas as desapropriações que estão em curso desde que o brasil foi anunciado como pais sede da copa foi pra ver o lado quem?
      A favor de quem?

      Tudo de bom a você,:-)

      Excluir