terça-feira, 4 de setembro de 2012

Cinzas da especulação imobiliária- Parte 1

Todos os anos pra quem mora em SP é comum lermos nos noticiários a respeito dos Incêndios em Favelas, ou seja não vemos novidades neste fato. Porém pesquisando sobre o assunto descobri que durante o mandato da ex prefeita Marta Suplicy foi criado um programa de prevenção dos incêndios. A ideia se mostrou tão eficiente como simples: equipar algumas casas com extintores e treinar moradores para acabar com as chamas antes que se propagassem para moradias vizinhas.

Apesar do custo reduzido e do sucesso nas ações, ele foi extinto por José Serra  em 2005, quando assumiu a prefeitura. Sucessor do mesmo, Gilberto Kassab teve a chance de reativar o trabalho depois que um projeto de lei foi aprovado pela Câmara Municipal em 2009, mas não tocou a ideia adiante.
Se poderiam fazer algo e fizeram o contrario certamente é por conta de estarem a defender outros interesses,ao ler o texto abaixo mais uma vez tive minhas duvidas esclarecidas e entendi a mensagem ...Pobre e favelados em área nobre não pode!
Pri


Nos últimos quatro anos, segundo o Corpo de Bombeiros da capital paulista, mais de 500 favelas foram atingidas por incêndios na cidade de São Paulo. As suspeitas de que essas ocorrências sejam criminosas – para abrir espaço a empreendimentos imobiliários – motivou a criação de uma CPI na Câmara de Vereadores. Instalada em abril deste ano, a Comissão encerra seus trabalhos no próximo dia 8 sem ter ouvido um único depoimento.



Incêndios em favelas: descuido ou ato intencional?

Por:Ogg Ibrahim


 Favela da Chácara na tarde desta segunda-feira, 3, na zona sul de São Paulo
Nesta segunda feira (03) os moradores de São Paulo viram mais uma favela arder em chamas. Foi no Morro do Piolho, zona sul da cidade - um local onde estão pipocando dezenas de grandes condomínios. Segundo levantamentos do Corpo de Bombeiros já passam de 30 os casos de incêndio como esse só em 2012. Incrivelmente, os números neste ano eleitoral são maiores que nos anteriores. Coincidência? Talvez não! Talvez a posterior "ajuda" aos desabrigados, com o famoso aluguel social, venha ajudar também candidatos a angariar votos. Coincidência ou não, no local onde restarão apenas as cinzas, em pouco tempo deverá surgir um grande empreendimento imobiliário. Com certeza, de imóveis que passam longe do sonho das famílias que antes residiam ali. Pois é, basta analisar outras destruições urbanas como esta e ver o que se tornou a maioria das favelas incendiadas em áreas nobres da cidade.

Também estão se extinguindo as quadras de tênis. De uns três anos pra cá, muitas áreas que abrigavam quadras de saibro e concreto deram lugar a enormes condomínios comerciais e residenciais. Afinal, é muito mais lucrativo para o dono do terreno trocar o local por uns dois apartamentos de luxo dos que serão erguidos ali do que viver do aluguelzinho das quadras. O mesmo tem acontecido com quadras de futebol society e estacionamentos. Esta última categoria gera ainda mais problemas numa cidade onde não há lugar para estacionar nas ruas.

A construção civil vem engolindo tudo numa voracidade incomum. Onde você vir um terreno enorme vazio, poderá ter certeza de que ele não vai durar assim por muito tempo. E em breve você que transitava calmamente por aquela rua sem trânsito, vai ter de enfrentar o congestionamento provocado pelos milhares de moradores ou trabalhadores que ocuparão a região assim que tudo estiver pronto.

Me pergunto onde vamos parar assim? A selva de pedra se torna cada vez mais de concreto! Conheço pessoas que compraram o apartamento dos seus sonhos com uma linda vista para o horizonte. Pagaram um fortuna só para desfrutar do pôr ou nascer do sol diariamente. Mas agora o que conseguem enxergar são as roupas penduradas no varal das áreas de serviço do mega-prédio que surgiu na frente, três vezes mais alto e mais imponente. E o que fazer? Processar a construtora que tapou sua visão? Processar a construtora que lhe vendeu aquela "pseudo-vista"?

Não sou contra o desenvolvimento, de maneira alguma. Só fico triste em ver famílias sendo desabrigadas, minha cidade perdendo suas áreas de lazer, seus estacionamentos e com isso levando o pôr e o nascer do sol para cada vez mais longe. Claro, as pessoas precisam ter moradia! Mas as que realmente precisam não podem nem passar na porta destes empreendimentos que correm o risco de serem enxotadas. Vão ficar apenas lembrando que um dia aquele terreno ali abrigou seu barraco.

É mais uma situação que foge ao nosso controle. Está nas mãos dos poderosos que, de longe,  jogam o fósforo no palheiro que é uma favela cheia de barracos de madeira e material inflamável. Depois é só soprar as cinzas. E, metaforicamente falando, quem se intoxica com ela somos nós. Haja pulmão pra isso!

6 comentários:

  1. Eu assisti com tristeza o incêndio, as famílias ficam desoladas.
    O problema não está só no concreto Pri.. o problema é que a frieza tb aumenta no coração das pessoas e é cada um por sí.
    Por isso que a mudança tem que começar em nós, não é mesmo?! E foi importante vc tocar nesse assunto. Mesmo q pessoas não comentem, com certeza param para refletir.
    Um bejim grande!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vinni muito contente estou em lhe ver por aqui!

      E penso desta forma mesmo,muitos estão assim tão sem reação que fazem pouco casa do fato e nem se apercebe do que está por trás disto tudo.Tudo isso é muito lastimável.
      Beijos a ti também.

      Excluir
  2. Vc viu o bolinho?! Fica uma gracinha, né?!
    Pode sim fazem em forma ou mesmo em marinex.
    Eu uso a número 22 ou a 24. Para a goiabada não descer passe na farinha de trigo, tá bom?!
    Um bejim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pela resposta agora sim vou fazer sem receios,rsrssr!

      Excluir
  3. Olá Pri, minha amiga querida,

    Pelo que se vê, estamos mesmo unidas pela desgraça. Quer-me parecer que o gene da corrupção e do crime está em ambos os povos. Pelos vistos, o gene é muito forte e além de sobreviver até aos nossos dias, ainda se impõe a quem o não possua. Daí que a corrupção esteja no poder há tanto tempo em ambos os países, resta saber até quando países assim têm futuro. Penso que Portugal está a queimar os seus últimos cartuchos e vejo a extinção dos portugueses dentro de poucas décadas. Infelizmente.
    Sendo o crime dos incêndios algo de inexplicávelmente horrendo, seria um favor a Mãe Natureza livrar-se de povos que os usam em benefício próprio, (uma pequenina minoria), e de quem pela alienação o permita conseccutivamente (uma grande maioria).

    Um abraço para o Carlos, beijinho para si e para os seus filhotes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É minha amiga Fadinha só nós resta agora sentarmos e esperar pois já não nos resta nada a fazer,fico realmente revoltada com certos tipos de "humanos".
      Passar bem tu e os de sua morada!

      Excluir