quarta-feira, 15 de junho de 2011

Adolescentes e crianças usam droga anti-acne que afeta o crescimento


A antecipação da puberdade e o impacto psicológico de carregar o apelido de "cara de chokito" por toda a adolescência têm levado alguns médicos a prescrever para crianças um tratamento contra a acne que pode interromper o crescimento.
O assunto causou polêmica num congresso de dermatologia, ocorrido em São Paulo, no mês passado. Segundo médicos que participaram do evento, até crianças têm sido submetidas à isotretinoína oral (princípio ativo do Roacutan e de outros genéricos). O remédio, que tem seu uso controlado em função de ter uma série de efeitos colaterais, pode interferir no desenvolvimento ósseo.
Indicada para casos de acne grave, a droga é aprovada para uso em adolescentes a partir de 12 anos e adultos. Para a maioria dos dermatologistas e pediatras, a isotretinoína só deve ser indicada a partir dos 15 anos e para casos muito específicos.
O efeito da isotretinoína sobre o crescimento ósseo ainda é discutida entre os especialistas.

- Prefiro avisar o paciente sobre este risco e não indico o tratamento a menores de 15 anos. Na maioria dos casos, mesmo sabendo da possibilidade de crescer menos, o adolescente opta pelo tratamento, pois o sofrimento que passa por ter acne aguda é maior do que a possibilidade de crescer um pouco menos - afirma a dermatologista Anne Levy Benzecry.

O pediatra Ricardo Lopes Pontes é taxativo:

- Não se deve usar em crianças. Além de afetar o crescimento, a droga interfere no fígado, pode causar 
problemas estomacais, aumentar a concentração de gordura no organismo e complicações no pâncreas.

Metabolismo




De acordo com o pediatra, que atende na Casa de Saúde São José e na Clínica Pediátrica da Barra, não se


sabe ao certo como a droga prejudica o crescimento:


- Ela age no metabolismo e, certamente, interfere nos hormônios do crescimento.


Apesar dos efeitos colaterais - que incluem ainda ressecamento dos lábios e nariz, ressecamento de cabelo, náuseas e até depressão - a jovem Ana Terra, de 20 anos, disse estar satisfeita com o resultado do tratamento.


- Usei isotretinoína por seis meses. Senti alguns efeitos, como ressecamento dos lábios e nariz, mas tomei todos os cuidados e hoje estou sem acne - disse ela, que iniciou o tratamento aos 19 anos


e gastou cerca de R$ 1.100 em seis meses.


O tratamento é cumulativo, ou seja, funciona à medida em que a droga fica armazenada no organismo.


- O paciente deve fazer exames mensais. Além disso, deve vir ao consultório todo mês. Também alerto os pais sobre os riscos de problemas psicológicos, mesmo que isso ainda não tenha sido comprovado - disse a dermatologista Andréia Mateus Moreira, coordenadora do Departamento de Cosmiatria da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
O laboratório Roche, fabricante do Roacutan, informou que o tratamento é contraindicado a pacientes menores de 12 anos.
__________________________________________________
Fonte: Net                                Postado por:ByPrila

Nenhum comentário:

Postar um comentário