domingo, 6 de novembro de 2011

Pais, meninos e homens


Texto:Gilson Bifano

Meninos precisam ter contato com homens que lhes sirvam de referencias positivas de masculinidade. Escrevi também que os meninos precisam de homens para ajudá-los a estabelecer sua masculinidade de modo apropriado.
Patrice Lewis escreveu um precioso artigo (publicado no site Clickfamília) sob o título "rapazes revoltados".

Lewis afirma: "As mães não têm a capacidade de ensinar os meninos a ser homens. Não importa quanto amemos nossos filhos do sexo masculino, não temos essa capacidade. As mães querem ser mães porque, afinal, é o que fazemos. 

Protegemos, cuidamos e beijamos as feridas dos nossos meninos. Mas chega uma hora na vida de todo menino em que ele precisa se erguer acima dos beijos nas feridas e ser um homem. Os homens não dão beijos nas feridas.
É assim que eles se tornam guerreiros e protetores. Lembro-me de quando o filho de 13 anos de nosso vizinho andou de bicicleta até nossa casa, uma distância de um quilometro e meio em difícil estrada de terra.

Ele levou um tombo desagradável e chegou coberto de arranhões e sangue. Quando lhe perguntei o que havia acontecido, ele explicou sobre o tombo. então acrescentou um sorriso radiante: 'Mas não tem problema. 

Sou menino". Não é preciso dizer mais nada'. Se eu tivesse me descabelado com a situação dele, falando carinhosamente, agindo de forma excessivamente preocupada e beijando seus machucados, eu teria roubado dele a aventura de ter sobrevivido de seu acidente. Ele se orgulhou das cicatrizes de sua batalha, e a última coisa que ele queria era cobri-las com ataduras infantis".


Com essas idéias, longe de afirmar que meninos não precisam ser protegidos e  amados, mas para educar e preparar um menino para ser um verdadeiro homem é preciso proteger e amar de maneira diferente das meninas e inserir na vida do menino uma figura positiva de masculinidade.

Na ausência do pai, uma outra figura masculina que lhe sirva de espelho para a construção de sua própria masculinidade.
_______________________________________
Postado por:ByPrila                  Fonte: Guia-me.com




















Nenhum comentário:

Postar um comentário