quinta-feira, 28 de abril de 2011

O estranho em nosso lar

Texto de:John-Henry Westen
Quando eu estava crescendo, nunca questionei seu lugar na minha família. Em minha mente de menino, ele tinha um lugar especial. Meus pais eram instrutores complementares: mamãe me ensinava a fazer a diferença entre o bem e o mal, e papai me ensinava a obedecer. Mas o estranho… ele era um contador de estórias. Ele nos mantinha fascinados por horas sem fim com aventuras, mistérios e comédias.
Às vezes, mamãe se levantava silenciosamente enquanto o resto de nós ficava pedindo para falar baixo uns para os outros para que pudéssemos dar atenção ao que ele tinha a dizer, e ela iria para a cozinha para ter um lugar de paz e quietude. (Fico imaginando agora se ela ia ali às vezes para orar para que o estranho fosse embora.)
Papai governava nosso lar com certas convicções morais, mas o estranho nunca se sentia na obrigação de honrá-las. Palavrões, por exemplo, não eram permitidos em nosso lar — nem a partir de nós, nem de nossos amigos e nem de nenhum visitante.
Mas nosso visitante de longa data escapava impune com palavras feias que me ardiam nos ouvidos e faziam meu pai se torcer e minha mãe corar de vergonha. Meu pai não me dava permissão de usar álcool, mas o estranho nos incentivava a prová-lo numa base regular. Ele fazia os cigarros parecerem bacanas, os charutos masculinos e os cachimbos distintos. Ele conversava com liberdade (excessiva liberdade!) sobre sexo. Seus comentários eram às vezes descarados, às vezes insinuantes e geralmente de dar vergonha.
Hoje sei que meus primeiros conceitos sobre relacionamentos foram fortemente influenciados pelo estranho. Frequentemente, ele se opunha aos valores dos meus pais, mas raramente era repreendido… E ninguém NUNCA lhe ordenou ir embora.
Mais de cinquenta anos se passaram desde que o estranho foi viver com nossa família. Ele se adaptou na mesma hora, mas não é praticamente tão fascinante quanto era antes. Contudo, se você pudesse entrar na casa dos meus pais hoje, você ainda o veria sentado no canto, esperando que alguém lhe dê atenção e assista-o mostrar seus quadros.
O nome dele?…
Nós o chamamos simplesmente de “TV”.
Ele tem uma esposa agora… Nós a chamamos “Computador”.
Seu filho é o “telefone celular”.
_____________________________________________
Postado por: ByPrila

6 comentários:

  1. OI Pri,
    Me desculpe, mas não posso ajudar vc, pois tb não tenho o e-mail da Eda.
    Bjkas e um ótimo final de semana para vc.

    www.gosto-disto.com

    ResponderExcluir
  2. Ai Pri, só tu mesmo para colocar um post desses... MARAVILHOSO! Os meus filhos até assistem tv, na verdade, mais dão uma espiada aqui e ali, do que assistir mesmo.... Eles gostam muito de música,... então coloco uns cds para eles e dançamos,... só vendo a dupla... E quando assistem tv, são os musicais que fazem sucesso,... eles adoram!
    As vezes deixamos a tv ligada sem assistirmos, mas se vejo que aparece qualquer coisa de violência ou algo de cunho sexual, ja desligo... E, quando ao computador.. esse sei que vai ser difícil segurar, mas QUANDO CHEGAR A HORA,... sim, porque enquanto eu puder, vou segurar,.. haverá limites para isso tbm...
    Mas acho que não teremos problema com isso, pois estamos sempre fazendo programas fora de casa,...com a família. Um super beijo querida

    ResponderExcluir
  3. OLÁ AMIGA,
    OBRIGADA PELA VISITA,VOLTE SEMPRE!
    POIS EU ESTAREI SEMPRE POR AQUI NESTE CANTINHO CHEIO DE LUZ.
    JÁ SOU SEGUIDORA TB.
    SABE U NÃO GOSTO DE ASSISTIR TV, HOJE EM DIA OS PROGRAMAS DE TVS, SÃO BEM POBRES E PODRES.
    BJS,
    ANDRÉA..

    ResponderExcluir
  4. Pri, ótimo post.

    Foi-se o tempo da família reunida na varanda de casa, não é?

    Um dia, li um artigo em que a pessoa dizia que famílias que se reuniam para, ao menos uma refeição, apresentavam filhos com um menor índice de envolvimento com drogas.

    As famílias hoje não conversam mais.

    Realmente, tenho tido um privilégio diferente na minha casa (minhas filhas não se ligam na tv). Agradeço a Deus.

    Abraços sempre afetuosos.

    ResponderExcluir
  5. Betty obrigada por responder.

    Rê aqui em casa também procuramos ponderar naquilo que as crianças assistem pois nem tudo tem contéudo apropriado então já que não se pode proibir é melhor viajar.

    Andréa obrigada e seja bem vinda!

    Casal 20, você tocaram num ponto importante a falta de conversa e a falta de tempo está afastando e destruindo as familia nestes dias em que vivemos.

    ResponderExcluir
  6. OLÁ AMIGA,
    PASSEI PRA LHE DESEJAR UM FELIZ FINAL DE DOMINGO E UM ÓTIMO COMEÇO DE SEMANA!
    BJS,
    ANDRÉA....

    ResponderExcluir